O QUE É AUTORREGULAÇÃO NA TERAPIA REICHIANA?

DA SÉRIE: PRINCIPAIS CONCEITOS DE WILHELM REICH

O corpo humano é um universo pulsante, que vive e se move com sabedoria própria. Dotado de inteligência natural, possui mecanismos que preservam sua vitalidade e mantêm a homeostase — o equilíbrio energético essencial à vida.

O conceito reichiano de autorregulação define que “um organismo saudável é um sistema regulado em si mesmo, no estado de coordenação harmônica entre processos pulsantes em todas as células e órgãos, até os movimentos respiratórios e os movimentos pulsantes no reflexo do orgasmo” (JEBER, 2006). Para Reich, o orgasmo é uma função autorreguladora do organismo vivo.

O organismo é regido por leis e fluxos naturais que, se devidamente respeitados, ou seja, se bem autorregulados, permitem ao indivíduo a realização de suas potencialidades inatas (JEBER, 2006). Se não houver uma autorregulação adequada e essas leis e fluxos forem interrompidos, resulta-se em uma desorganização que causa um organismo disfuncional.

É assim que observamos pessoas neuróticas e desconectadas de si mesmas, com dificuldade de expressar suas emoções — resultado direto da repressão de sua energia sexual.

Para Reich, a repressão sexual vai além de ‘limitar o sexo’ ou o ato sexual em si — ela representa a repressão da nossa força vital, da nossa capacidade de viver com prazer e plenitude. Isso porque a energia sexual é, na verdade, a mesma energia que nos impulsiona a viver, criar e sentir satisfação verdadeira.

O desrespeito à autorregulação ocasiona o que Reich denominou de processo de encouraçamento. A couraça muscular corresponde à falta de pulsação vital (contração e expansão de tudo o que é vivo).  

Quanto mais autorregulado está um indivíduo, mais seu corpo pulsa com naturalidade — num ritmo harmonioso de contração e expansão. Para Reich, essa autorregulação é o verdadeiro objetivo terapêutico. Um corpo que pulsa plenamente é capaz de alcançar o reflexo orgástico, e, com isso, o indivíduo acessa uma vida com mais vitalidade, presença e potência.

CLAUDIA VELOSO_ CORPOTERAPIA®

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

JEBER, Leonardo José. Educação pela Autonomia através da Auto-regulação: uma perspectiva reichiana. UFMG: Escritos educ. v.5 n.1 Ibirité jun. 2006.

 

ARTIGOS RELACIONADOS